Acessibilidade

Defesa Civil inicia Operação Estiagem

07 Mai 2019

A Defesa Civil de Campo Limpo Paulista iniciou a Operação Estiagem 2019. O foco do trabalho é realizar mediadas preventivas para minimizar os efeitos do período considerado o mais seco do ano.

Por determinação do prefeito dr. Japim Andrade, as equipes estão atentas aos índices de baixa da umidade relativa do ar e previsão meteorológica. Além disso, vistorias em campo serão realizadas, bem como ações preventivas, mitigação e recuperação quando necessário. Segundo o coordenador da Defesa Civil Bruno Galvão, o período conta com grandes índices de queimadas, muitas vezes provocada pela própria população.

 "Os munícipes precisam ser nossos aliados durante este trabalho. Não colocar fogo em mato ou lixo é essencial para evitar grandes incêndios que prejudicam a qualidade do ar e trazem riscos a todos", explica Galvão. Segundo ele, denúncias podem ser feitas pelo telefone 199 ou 156.

Vale frisar que a Defesa Civil atua no apoio aos órgãos competentes nas ações de fogo em mata, oriundas do período de seca.  "As equipes estão prontas para o atendimento da lei 12.608, que prevê todas as ações que competem às Defesas Civis Municipais."

A operação, que segue até 30 de setembro, conta com três níveis relacionados à baixa umidade relativa do ar. São eles: Estado de Atenção, entre 20% e 30%; Estado de Alerta, entre 12% e 20%; e Estado de Emergência, quando o nível está abaixo de 12%.

De acordo com Galvão, um decreto assinado pelo prefeito dr. Japim esclarece ainda que a Operação tem como foco manter cidade na Campanha Mundial Para a Redução de Desastres, da Estratégia Internacional Para a Redução de Riscos e de Desastres, denominada Campanha Construindo Cidades Resilientes, na qual a cidade está inclusa desde 2017.

 

 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário