Acessibilidade

Desenvolvimento Social alinha fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência

31 Out 2019

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) contou na última quarta-feira (30), com uma reunião junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), para a organização do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 

O encontro reuniu representantes da SADS, dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Ministério Público, membros da delegacia, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselheiros Tutelares.

Todo diálogo alinhou os órgãos oficiais para que o atendimento da criança vítima de violência tenha o melhor suporte na rede de proteção e evite que as vítimas não sejam expostas novamente.

Para a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, dr. Cristina Andrade, a reunião é importante porque permite um maior e melhor diálogo entre os responsáveis pela proteção das crianças. "Enquanto poder público, a nossa responsabilidade por zelar pela segurança dessas crianças vem em primeiro lugar. Uma equipe forte, consolidada e comunicativa faz toda a diferença na hora de atender as vítimas e encaminhá-las aos serviços corretos", frisou Andrade.

A coordenadora do CREAS, a assistente social, Juliana Ramos, salienta que a articulação da rede de proteção cumpre com a exigência da lei 13.431 de 2017, com a proposta de organizar o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente criando mecanismos para prevenir e coibir a violência. 

"O fluxo de atendimento deve ser ágil e unificado para que a vítima se sinta segura e protegida. Após denúncia ou suspeita o caso deve ser informado a delegacia, conselho tutelar. O Creas realiza o serviço de Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos."

 O CREAS de Campo Limpo Paulista fica na rua Borba Gato, nº 156, Vila Thomazina. Para mais informações, telefone (11) 4812-6886.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário