Desenvolvimento Social discute garantia de direitos da criança e adolescente e visa fortalecimento da Rede

01 Ago 2017

A Diretoria de Desenvolvimento e Assistência Social promoveu o 1º Encontro de Articulação e Fortalecimento da Rede para Garantia de Direitos à Convivência Familiar e Comunitária da Criança e do Adolescente, na manhã desta terça-feira, 1º de agosto. O evento contou com a participação do palestrante, psicólogo e educador, Raul Araújo, que deu início às conversações.

Com participação de representantes das Secretarias de Educação, Saúde e do Funss, além de membros do Conselho Tutelar e do Ministério Público, uma dinâmica de apresentação e expectativa particular dos presentes aos futuros resultados da parceria entre os órgãos foi ministrada.

Raul apresentou um breve, mas completo relato dos direitos da Criança e do Adolescente no Brasil por meio de uma linha do tempo, que percorreu a época da escravidão, a declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Federal, até os dias atuais com as políticas públicas de atendimento assistencial.

"Os encontros vão abordar históricos do estatuto da Criança e do Adolescente, conceitos norteadores de proteção integral, o Plano Nacional da Convivência Familiar e Comunitária e integração dos órgãos assistenciais a esta visão, para garantir os direitos das crianças e adolescentes do município", disse Araújo.

Para a Diretora de Desenvolvimento e Assistência Social, Giany Povoa, o intuito da unificação e fortalecimento da Rede é melhorar o atendimento à população. "O processo para atender essas crianças e adolescentes em situação vulnerável não pode ser vertical, mas sim horizontal, com todas as áreas conversando e achando soluções juntas para os casos que vierem a ser compartilhados", frisou Povoa.

Sob uma perspectiva positiva aos novos trabalhos, a primeira-dama e presidente do Funss, Cristina Andrade encorajou as equipes. "Esse é um novo passo para, devagar e com o pé no chão, chegarmos lá. A gente precisa de todo mundo junto com muita articulação e sabedoria para lidar com os casos mais críticos do município", pediu Andrade.

Estiveram no evento: o diretor de Programas e projetos, Jean Camoleze; a supervisora de ensino, Merci de Souza e a assessora da Saúde, Stellamaris Pinheiro.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário