'Dia D' de vacinação contra a gripe tem boa adesão nas Unidades Básicas

12 Mai 2018

O sábado foi o 'Dia D' para a Vacinação Contra a Influenza (gripe) em Campo Limpo Paulista. As Unidades Básicas (UBSs), exceto Jardim Europa e Vila Marieta, atenderam a população durante todo o dia, com boa adesão dos munícipes. O balanço do trabalho será divulgado na segunda-feira (14).

Fazem parte do público da campanha crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores e pessoas com doenças crônicas. 

O morador da Vila Cardoso, Adaelso Dentini Ferreira, não perdeu a oportunidade e logo cedo compareceu à UBS Central. "Sempre tomo a vacina e dessa vez não foi diferente. É importante cuidar da saúde", comentou. Assim como ele, Anderson Palma Cruz, que mora no Jardim Santa Catarina e tem rinite crônica passou pelo posto. "A ideia é prevenir uma gripe mais forte."

O secretário de Saúde, dr. Luiz Ângelo Zanotti, que acompanhou o trabalho na UBS Central pela manhã, falou da importância da campanha. "Neste ano, a vacina vem com proteção tripla. É importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem a dose. Estamos na época em que as principais causas de internação nos hospitais estão ligadas a doenças respiratórias e esse público está mais suscetível."

Vale lembrar que o objetivo da vacinação é reduzir complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32 a 45% o número de hospitalizações por pneumonias; de 39 a 75% a mortalidade global; e em 50% doenças relacionadas à influenza.

A campanha será realizada até o dia 1º de junho nas Unidades Básicas da cidade,  exceto Vila Marieta e Jardim Europa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h. A expectativa é de que cerca de 14 mil pessoas, o que equivale a 90% do grupo prioritário, sejam vacinadas em Campo Limpo Paulista.

MAIS - A Secretaria de Saúde realizou também neste sábado (12), a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, nas Unidades Básicas de Saúde Central, Botujuru e São José I. 

        




Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário