O Centro de Nefrologia de Campo Limpo Paulista, que iniciou as
atividades há sete meses, já se tornou referência para toda a região. Atualmente, cerca de 100 pacientes são atendidos no local, que oferece estrutura para o
tratamento de hemodiálise, além de um ambulatório especializado.
Além de 50 munícipes locais, há pacientes de Várzea
Paulista, Jarinu, Itupeva, Caieiras, Francisco Morato e Mairiporã. O custeio do
serviço é feito pelo Ministério da Saúde. "Campo Limpo Paulista saiu na frente
com a conquista desse local para o tratamento de pacientes renais. Os moradores
da cidade que antes precisavam fazer longas viagens para a hemodiálise agora
são atendidos aqui", destacou o prefeito dr. Japim Andrade, que é nefrologista.
Ele destacou ainda que, neste dia 14 de março, Dia Mundial
do Rim, é importante lembrar que a prevenção é a melhor saída. "Doenças
controláveis, como a hipertensão e diabetes mellitus, podem levar a problemas renais caso não sejam tratadas adequadamente. Por isso, é importante ficar
ligado, cuidar da saúde e realizar exames com frequência."
O diretor técnico do Centro de Hemodiálise, dr. Nilso Moreira, reforçou as informações. "O diagnóstico da doença renal crônica, muitas vezes, acaba sendo tardio. Por isso, o exame de sangue para verificar a creatinina sérica e pesquisa de proteína na urina devem ser incluídos nos exames de rotina.O Dia Mundial do Rim é importante para lembrar dos cuidados, e prevenção para evitar que este paciente, no futuro, acabe necessitando da hemodiálise."
Segundo o médico, 60% dos pacientes que têm problemas renais crônicos são hipertensos e/ou diabéticos. Outro grupo que deve ficar atento é o de pessoas que apresentam infecções de urina frequentemente, quem tem propensão a formar cálculo renal ou pedras, além de quem tem histórico de doenças renais na família.
DICAS De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, uma em cada dez pessoas no mundo tem doença renal, que é silenciosa e afeta a qualidade de vida. Entre as dicas para evita-la está: ter hábitos alimentares saudáveis, controlar pressão arterial, não fumar, controlar o peso, praticar atividade física regular, consultar o médico regularmente e solicitar exame de creatinina no sangue, beber água e não tomar remédios sem orientação médica. Os médicos devem ser consultados regularmente para que exames médicos de rotina sejam realizados.