Acessibilidade

Dia Mundial do Rim (12 de março): Centro de Nefrologia é referência em atendimento

11 Mar 2020

Toda segunda quinta-feira de março é considerada como Dia Mundial do Rim, neste ano a data cai no dia 12 de março. O Centro de Nefrologia de Campo Limpo Paulista, que foi inaugurado há dois anos, tem se destacado como referência no atendimento a pacientes com doenças renais.   

Para Malvina Garé, de 66 anos, moradora do São José I, que há um ano faz o tratamento no Centro de Nefrologia de Campo Limpo Paulista, estar amparada por profissionais de qualidade dá suporte ao seu tratamento.

"Eu faço tratamento todas as segundas, quartas e sextas. O transporte ambulatorial me busca em casa e me leva de volta. Tenho melhorado e a cada dia as sessões de hemodiálise ajudam meu corpo a funcionar melhor", contou a paciente Malvina.

O esposo de Malvina, Carlos Garé, 67 anos, acompanha o tratamento e acorda nos dias de sessão às 05h para deixar tudo preparado. "Os condutores do transporte são muito bacanas e nos ajudam demais. Nessa situação todo cuidado é importante e o Centro de Nefrologia tem um atendimento muito carinhoso", disse Carlos.

Como iniciativa à conscientização em reduzir o impacto das doenças renais, o Centro de Nefrologia vai realizar neste dia (12), uma série de verificações de pressão arterial e diabetes no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e na Secretaria de Educação.  

CENTRO DE NEFROLOGIA - Inaugurado em 1º de agosto de 2018, a unidade já contabiliza mais de 25 mil sessões de hemodiálise. Atualmente são 151 pacientes que fazem sessões de hemodiálise e outros 544 que passaram pelo ambulatório.

De acordo com o coordenador do Centro de Nefrologia, dr. Nilso Moreira, 50% dos pacientes atendidos nas sessões de hemodiálise são de Campo Limpo Paulista. Os demais são de Caieiras, Cajamar, Várzea Paulista, Francisco Morato, Jarinu, Jundiaí e Mairiporã.

"Conseguimos, com o esforço de todos, tornar essa clínica uma realidade. Mostramos a capacidade da clínica, com o respaldo da Prefeitura, para toda a região."

A equipe atual tem 32 funcionários, entre eles nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, psicólogas, entre outros.

PREVENÇÃO - A prevenção das doenças renais está diretamente relacionada a estilos e condições de vida. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais.

Essas doenças são classificadas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que respondem por cerca de 36 milhões, ou 63%, das mortes no mundo, com destaque para as doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário