Acessibilidade

'Julho Amarelo': Saúde dá início a ciclo de palestras sobre hepatite

15 Jul 2019

A manhã desta segunda-feira (15) começou com um bate-papo para lá de especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Europa. Dando início ao 'Julho Amarelo', a sala de espera contou com uma palestra sobre prevenção da Hepatite C, ministrada pela enfermeira e professora da Unifaccamp, Fabiana Dias.

Até o dia 31 de julho, a Secretaria de Saúde fará uma série de encontros nas Unidades Básicas para esclarecer os munícipes sobre a doença. Além disso, serão feitos exames rápidos de hepatite B e C. Os interessados podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.  É importante destacar que, após o período da campanha, os testes seguirão sendo realizados rotineiramente nas UBSs. 

Entre os principais pontos abordados na palestra da enfermeira Fabiana está a prevenção. Segundo ela, é necessário evitar contato direto com o sangue e não compartilhar materiais que podem conter resíduos de sangue como: seringas, agulhas, canudos para aspiração de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear e alicates de cutículas. Outro ponto importante é usar materiais descartáveis ou esterilizados para realização de piercing e tatuagem. Usar regularmente preservativos masculinos ou femininos durante as relações sexuais também é imprescindível.  "Precisamos conversar com nossos filhos, amigos, sobrinhos e conhecidos sobre esse tema", destacou.

A enfermeira responsável pela Unidade, Cláudia dos Santos Dias, falou da oportunidade de levar temas diversos às salas de espera da rede municipal de saúde. "A população, muitas vezes, está desinformada. Essa é a oportunidade para que quem está na UBS aprenda e passe o conhecimento adiante."

AGENDA - A programação de palestras prossegue nesta terça-feira (16), às 9h, na UBS Vera Regina. Também dia 16, a UBS Botujuru recebe uma palestra, às 9h. A UBS Vila Marieta realiza palestra no dia 18, às 8h. Dia 24, às 8h, o tema será abordado na UBS Parque Internacional. Já no dia 25, às 8h, é a vez da UBS São José. As atividades serão encerradas no dia 26, no Ambulatório Central, às 8h; e na UBS Pau Arcado, às 13h.

MAIS - A hepatite é uma inflamação do fígado, que compromete o funcionamento normal do órgão. Pode ser causada por vírus, bactérias, drogas e alguns medicamentos.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas pelo sangue contaminado, relação sexual desprotegida  da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto. A hepatite viral é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).

Na maioria dos casos, não existem sintomas específicos e as doenças passam despercebidas. Em alguns casos pode ocorrer fadiga, falta de apetite, febre, enjoo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados e fezes esbranquiçadas.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário