Meio Ambiente apresenta Viveiro Municipal para pacientes do Caps

12 Mai 2017

A Coordenadoria de Meio Ambiente realizou um passeio pelo Viveiro Municipal com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na manhã desta sexta-feira (12). Os participantes conheceram mais do processo de reprodução das plantas e de como funciona a logística estética e ambiental da cidade.

De acordo com a secretária de Obras, Márcia Andrade, presente no passeio, a iniciativa é o primeiro passo para uma parceria entre Saúde e Obras. ?Nós fomos procurados pelo Caps para promover uma integração dos pacientes com o viveiro, na qual eles vão trabalhar aqui com jardinagem como parte do tratamento?, salientou Marcia.

Para o assistente social, Nelson Almeida, a oportunidade vai proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. ?Queremos trazê-los as sextas-feiras para ajudarem na preservação deste viveiro. Para isso, eles vão passar por oficinas preparatórias que os capacitem a cuidar das plantas?, comentou.

Acompanhados pela Coordenadora do Caps, Kátia Langue, os pacientes visitaram as estufas do viveiro que, atualmente, passam por revitalização. ?Eles adoram passear e se entrosar. É uma alegria?, disse a coordenadora.

Guiados pelo colaborador convidado, o gestor ambiental e perito judicial, Claudio Bento e pela Bióloga, Maria Karolina Tamberline, os participantes conheceram as mudas nativas, fizeram trilha e visitaram o lago local. O ansioso João Guilherme, de 26 anos, não continha a felicidade e a todo o momento fazia perguntas aos guias. ?Aqui é muito da hora. Até o ar é diferente, mais fresco?, reforçou Guilherme enquanto adentrava a trilha do viveiro.

Após o passeio se encerrar, todos se reuniram em volta da Maria, uma das participantes, que plantou a muda de Pau-Brasil para fechar com ?chave de ouro? toda mediação ambiental. ?Eu plantei a árvore, ela chama Pau-Maria?, disse a assistida eufórica após plantar a muda.

Em seguida todos se dirigiram à mesa em estilo da fazenda para um café da manhã que os próprios pacientes do Caps organizaram.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário