Meio Ambiente leva escolas municipais ao 'Projeto Nascente Modelo'

30 Ago 2018

O Departamento de Meio Ambiente realizou uma visita guiada à nascente da "Reserva Bom Viver", junto com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador José Poli de Oliveira Dorta (EMEF), na manhã desta quinta-feira (30). O projeto batizado de "Nascente Modelo" faz parte das ações do Programa Município "VerdeAzul" do Governo do Estado de São Paulo, que incentiva a conscientização ambiental e gera recursos aos municípios.

De acordo com a bióloga da Prefeitura, que orientou a turma de alunos do 5º ano "A", Karolina Tamberline, a visita foi para demonstrar um pouco da fauna e flora do município, além da geografia dos rios da região. "Esta nascente alimenta o Rio Jundiaí, que é um dos afluentes do Rio Tietê, que por sua vez se encontra com o oceano. Tudo está ligado", disse Tamberline.

Para o menino Samuel Fernandes, de 10 anos, a aventura foi divertida. "Eu não sabia que um rio nascia assim. A água sai direto do chão deve ter uma força muito grande", conjecturou. Sua colega, Maria Eduarda, de 11 anos ficou impressionada com a natureza. "É tudo tão lindo e calmo. A água sai limpinha da terra."

O passeio ainda contou com a presença do morador mais antigo da localidade, Roman Buniy. "Moro aqui na reserva há 35 anos. Temos mais quatro nascentes aqui, inclusive uma que nasce destro do nosso lago", ressaltou.

MAIS - Os passeios à nascente serão feitos em uma programação com as escolas municipais. A visita sempre contará com representantes do Departamento de Meio Ambiente, do Viveiro Municipal e da Secretaria de Educação.

O local da nascente contou também com plantio de mudas nativas e frutíferas em julho, com a "AJUDE" (Aliança da Juventude para Desastres e Emergências).

Participaram da visita: o coordenador do Viveiro Municipal, Márcio dos Santos; a pedagoga, Antônia Lazzarin Paganotto, a professora da turma, Márcia Villa Lobos e a presidente da Associação de Moradores Reserva Bom Viver, Denise Spinucci.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário