Oficina Masterchef no CAPS é sucesso

26 Abr 2018

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) têm, entre diversas atividades diárias, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre culinária com a Oficina Masterchef. A cada semana, os alunos conhecem novas receitas e também compartilham os conhecimentos que têm. O trabalho é feito em parceria com os alunos do curso de enfermagem da Escola Técnica Estadual (ETEC) Campo Limpo Paulista. 

"Venho no CAPS todos os dias e tem sido muito bom para mim. Eu estava em depressão profunda e as oficinas mudaram minha vida", disse Bianca da Silva Macedo, de 28 anos. Assim como ela, a também paciente Isabel Cristina Mendes, de 51 anos, também aprova. "É a oportunidade de entrar em contato com outros universos e aprender coisas novas. Ocupa o meu tempo." 

De acordo com a professora Fanka Vasconcelos, que é recepcionista do CAPS, antes de cada receita são dadas aos pacientes várias dicas sobre higiene pessoal e limpeza. Depois, os ingredientes e procedimentos são apresentados. "São sempre receitas simples e baratas, para que eles tentem reproduzir em casa." Ao final, eles agradecem pelo alimento e fazem uma roda de conversa. "Em muitos casos, eles se abrem e contam um pouco mais sobre a vida." 

Além da oficina Masterchef, os pacientes contam também com atividades como caminhada, relaxamento, reiki, costura, pintura em tecido, violão, música, entre outras, além de uma parceria com a ETEC, com atividade física, cognitiva e roda de conversa. "Trabalhamos aqui a socialização. Esses pacientes, normalmente, ficariam em casa, sem frequentar escola ou mercado de trabalho. Em alguns casos, as crianças são aliciadas pelo tráfico. Aqui eles percebem que existem outras pessoas com problemas parecidos e têm a oportunidade de colocar os medos para fora e trabalhar isso de maneira positiva", comenta a diretora do Centro de Atenção Psicossocial, Ana Cecília de Assis. O espaço tem como coordenadora Patrícia Colona Cruz. 


    


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário