Palestra reforça a nova fase do serviço social de Campo Limpo Paulista

10 Ago 2017

A palestra sobre educação e transformações sociais, promovida pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social, ministrada pelo educador, Tião Rocha, na manhã desta quinta-feira (10), atraiu mais de 100 participantes. O auditório da FACCAMP ficou repleto de pessoas interessadas no assunto e nas experiências de vida do preletor.

O prefeito, dr. Japim Andrade, foi convidado para dar início ao evento. "Recebemos hoje um renomado educador que tem muito a oferecer. Que nesta manhã possamos aproveitá-lo ao máximo e aplicar em nosso dia a dia profissional as vivências repassadas", disse o chefe do Executivo ao elogiar a iniciativa.

Com bom humor, o palestrante iniciou as conversações apresentando seu currículo de forma diferenciada. Ao se dizer mineiro por sorte, Rocha arrancou risos dos participantes que ficaram fascinados na experiência do antropólogo viajante na busca de melhorar a qualidade de vida em comunidades carentes por todo o mundo.

Tião relatou casos de onde passou, bem como programas em que ajudou a concretizar durante sua carreira. Em um deles, no Sergipe, protagonizou nas comunidades do agreste a dissolução de casos de mortalidade infantil, por meio da qualificação de parteiras e empoderamento das comunidades ante as autoridades e representantes políticos.

Também, outro exemplo citado foi o caso de uma cidade no Vale do Jequitinhonha. Em parceria com uma grande empresa de produtos cosméticos, Tião Rocha retirou crianças da rua e futuros trabalhadores precários da colheita de cana-de-açúcar ao extrair o melhor de cada um e obter resultados com iniciativas culturais levando mais de 15 meninos e meninas à universidade pública e ao Ballet de Bolshoi.

Motivando os presentes, Tião reforçou a unidade como agente transformadora da realidade nas comunidades. "A educação não basta por si só, ela precisa existir na pluralidade com os saberes, os quereres e os fazeres das comunidades. O aprender é prazeroso e envolve um diálogo mútuo", enfatizou Rocha.

A diretora de Desenvolvimento Social, Giany Povoa, salienta que a vinda do palestrante reforça a nova fase dos serviços sociais de Campo Limpo Paulista. "Esta palestra vem para dar voz à política do bem comum e promover ideias ao crescimento da cidade. Vamos sair do campo das individualidades e nos organizar na coletividade, para alavancarmos o trabalho social da rede", destacou Povoa.

Ao final, funcionários da Rede de Assistência Social, Saúde e Educação não pouparam o palestrante, que, feliz sanou todas as dúvidas.

Participaram da troca de saberes: a primeira-dama, Cristina Andrade; o chefe de gabinete, Marcos Aparecido; o secretário de Educação, Ronaldo Pereira; a secretária de Obras e Planejamento, Márcia Andrade e o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Moraes.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário