Planejamento Familiar: Saúde inicia realização de vasectomias

13 Set 2018

A Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista iniciou nesta quinta-feira (13) as cirurgias de vasectomia, no Hospital de Clínicas. O procedimento faz parte do Programa de Planejamento Familiar, que prevê também laqueaduras.

Entre os primeiros pacientes atendidos estava Fabio Rodrigo Mota, de 38 anos, que tem quatro filhos. Ele contou que aguardava o procedimento há dois anos. "Felizmente deu certo. Não pretendo ter mais filhos e recorri à cirurgia." Assim como ele, Wellington Cosmo Artêncio Pinto, de 30 anos, também passou pela cirurgia. "Fiz pensando no planejamento da minha família. Já tenho duas filhas."

O prefeito Dr. Japim Andrade, que acompanhou o primeiro dia dos procedimentos, destacou a importância dessa possibilidade. "As cirurgias são um dos métodos existentes para o Planejamento Familiar. É uma política pública extremamente necessária para a população. Os casais, dentro do planejamento econômico e das suas condições sociais, precisam ter essa possibilidade e, felizmente, colocamos esse projeto tão importante em prática, com uma equipe extremamente qualificada."

O secretário de Saúde, Dr. Luiz Ângelo Zanoti, destacou que uma equipe multiprofissional foi montada, enfermeiros, palestrante e médico urologista. "É um avanço na saúde, um ganho para a cidade e para o planejamento das famílias do município."

O urologista Victor Portocarrero destacou que a vasectomia é uma pequena cirurgia. Segundo ele, a recuperação é rápida e leva cerca de cinco dias. Os homens recebem alta no mesmo dia do procedimento. 

MAIS - A Secretaria de Saúde está entrando em contato com os homens e mulheres que já estavam na fila aguardando vasectomia ou laqueadura. Porém, em alguns casos, os pacientes não estão sendo localizados, pois alguns números de telefone dos cadastrados foram desativados. Caso você tenha realizado a solicitação para as cirurgias, basta procurar a Secretaria de Saúde, às quartas-feiras, das 8h às 12h, para falar com Vivian ou Cris.

Além disso, caso o munícipe queira saber mais sobre o processo e deseje ingressar no Programa de Planejamento Familiar, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima. Serão realizadas quatro laqueaduras e seis vasectomias, por semana. As palestras de preparação acontecem sempre uma vez por mês. Para passar pelo procedimento o interessado deve ter mais de 25 anos ou dois filhos. 

 

 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário