Acessibilidade

Prefeitura inicia programação informativa do 'Outubro Rosa' à população

08 Out 2019

A programação especial do Outubro Rosa - mês de prevenção e luta contra o Câncer de Mama - iniciou nesta terça-feira (8), com palestras e muita conversa sobre o tema nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais equipamentos públicos de saúde.

Em roda de conversa direcionada pelo enfermeiro e professor da Escola Técnica de Campo Limpo Paulista (ETEC), Lázaro de Holanda, a UBS Vera Regina foi palco para esclarecimento acerca da desmistificação da doença.

"O autoexame é muito importante. A mulher deve ficar atenta para ambas às mamas sempre apalpando nos banhos e trocas de roupas para identificar se há nódulos. Eles costumam serem indolores", frisou Lázaro.

Além disso, o enfermeiro também ressaltou quais podem ser as causas da doença, que nunca é manifesta por um só motivo. "Fatores genéticos, má alimentação, falta de exercício físico, menarca precoce, idade acima dos 50 anos, entre outros motivos, são alguns dos itens que se devem levar em conta no diagnóstico."

Para o prefeito dr. Japim Andrade abordar o tema nas UBS reforça a preocupação da atual gestão em promover mais qualidade de vida e saúde aos munícipes. "Nós incentivamos a programação do Outubro Rosa porque sabemos de sua importância informativa às mulheres de nossa cidade. O acompanhamento e diagnóstico prévios são fundamentais para um tratamento bem sucedido", frisou o chefe do Executivo.

MAIS - A programação continua amanhã (9), às 9h, com informações sobre combate e prevenção ao câncer de mama, além de solicitação de mamografia na UBS Vila Marieta. A UBS Parque Internacional faz no mesmo dia uma palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama, a partir das 8h.

A UBS Pau Arcado contará com uma roda de conversa sobre prevenção no dia 14, às 10h e às 13h. A UBS Jardim Europa também o mesmo tema dia 16, às 7h30.

A UBS Botujuru tem outas duas agendas. No dia 16, às 8h30, haverá conversa sobre prevenção e câncer de mama, com a ETEC. Já dia 25, às 9h, é a vez de falar sobre saúde da mulher e prevenção, com marcação de mamografias.

A UBS São José fará coleta de papanicolau, solicitação de mamografia no dia 22, das 8h às 12h. No mesmo dia, haverá às 9h a roda de conversa sobre saúde da mulher. Nos dias 23 e 24 de outubro, às 13h30, ocorrem palestras com a ETEC sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero. 

É importante destacar que, ao longo de todo o ano, a rede municipal de saúde conta com estrutura direcionada à saúde da mulher com consultas ginecológicas, solicitação de mamografia, colposcopia, papanicolau, ultrassonografia e Programa de Planejamento Familiar, com agendamento de laqueadura.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário