Acessibilidade

Prefeitura recebe comerciantes e cria comissão com técnicos para avaliar a situação considerando a pandemia

22 Abr 2020

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista criou uma comissão formada por comerciantes e técnicos da Saúde para avaliar sobre o funcionamento dos vários tipos de comércio na cidade.

Os comerciantes solicitaram nessa manhã, dia 22, a abertura do comércio, alegando que após um mês sem funcionar, sofrem uma retração econômica na receita que compromete os custos fixos mensais. Também alegam que outros municípios vem tomando algumas medidas mais flexíveis para o funcionamento do comércio. 

A Prefeitura alega que ao flexibilizar o funcionamento do comércio, sem amparo científico e com base nos dados epidemiológicos e capacidade regional de saúde, as pessoas saiam de casa com mais frequência. Outra preocupação é em não infringir o Decreto do Estado de São Paulo prorrogado até 10 de maio com restrições a abertura do comércio. "O Decreto Municipal não pode sobrepor ao do Estado, portanto temos que direcionar as decisões conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde e do próprio Estado" - explicou a chefe de gabinete, Telma Braga.

Braga explicou que mais resultados do COVID devem chegar ainda essa semana e que serão criadas barreiras sanitárias em pontos estratégicos da cidade para assegurar a saúde da população, e também aguardar o plano que o Governo do Estado anunciará hoje ainda para flexibilização do comércio - por região do estado inclusive - a partir de 11 de maio. Por isso a primeira reunião da comissão teria de ser na segunda-feira, dia 27, às 10h para que medidas mais seguras possam ser tomadas com base em um cenário atual da pandemia.

Vale destacar que Campo Limpo Paulista tem o melhor índice da região em isolamento social, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, atingindo picos de até 65% dos 70% recomendados pelo Centro de Contingência contra o Coronavírus no Estado e isso tem ajudado na diminuição do contágio.

Participaram da reunião, os comerciantes Ana Paula Lippel Ferreira, Marco Aurélio Marques e Clélia Paiva, a chefe de gabinete, Telma Braga, o presidente da Câmara Municipal, Tonico (PSC), a vereadora Cristiane Damasceno e o Diretor de Segurança Integrada, Bruno Galvão.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário