Acessibilidade

Professores da rede recebem Emília Cipriano na abertura do semestre

29 Jul 2019

A grandeza da profissão e o papel transformador que os professores têm para o ambiente escolar e toda a sociedade foram abordados durante a palestra 'Os saberes e os sabores do ser educador', da professora doutora Emília Cipriano, realizada na manhã dessa segunda-feira (29), no Espaço Paraíso. Na plateia estavam professores, diretores e coordenadores da rede municipal. A organização do evento foi da Secretaria de Educação, com apoio da Editora FTD.

O prefeito Dr. Japim Andrade destacou a importância de ter uma profissional como Emília, que é referência na educação brasileira, falando para os responsáveis em levar o saber às crianças do município. "Esse momento é essencial para o processo de aprendizagem e aproximação entre a figura do professor e aluno. Espero que ao final desse encontro, os educadores saiam daqui inspirados."

Além disso, dr. Japim lembrou os importantes passos que a Educação deu em Campo Limpo Paulista, como a construção do novo currículo da rede municipal e a entrega de mais de 7.500 kits de uniforme escolar em uma ação inédita para alunos do Ensino Fundamental I e II. O chefe do Executivo lembrou também a entrega de kits de material escolar e a renovação do cardápio da merenda escolar. 

Emília Cipriano ressaltou durante a palestra os cinco saberes do professor: o pessoal, a formação como aluno, a formação profissional para o magistério, programas e livros didáticos usados no trabalho e os saberes provenientes do cotidiano em sala de aula. Ela propôs aos professores uma reflexão sobre todos esses pontos. "O professor é um construtor de identidades humanas, materializador de sonhos e referência. A natureza da escola é profunda, e uma construção coletiva."

Como boa professora, Emília desceu do palco para ver e falar de perto com a plateia. "Olhar nos olhos dos alunos é fundamental. É sempre uma relação de aproximação e de descoberta." 

O secretário de Educação, Ronaldo Pereira, falou sobre a escolha da palestrante. "Ela vem para dar continuidade ao processo de formação dos professores que iniciamos com a construção do novo currículo. É uma grande experiência para todos."

MAIS - No período da tarde, o professor doutor José Renato Poli conversou com as equipes administrativas, merendeiras e demais funcionários da Secretaria de Educação. A ideia também foi marcar o início do segundo semestre com mais conhecimento, além de integrar os funcionários. Na última sexta-feira (26) a Educação reuniu todas as merendeiras para uma capacitação, na qual boas práticas, regras e as novidades do setor foram apresentadas. 

Nesta terça-feira (30), mais de 11 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de ensino. 



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário