Professores: o dom de ensinar e fazer a diferença

15 Out 2017

É com a voz embargada que a professora Ariane de Oliveira Alves Baldan, de 34 anos, fala sobre o amor pela profissão que exerce desde 2005. Hoje, como vice-diretora da EMEF Caminho Para a Conquista, ela não esconde a felicidade por estar sempre perto dos alunos e poder fazer a diferença na vida deles.

"Foi por me inspirar nos professores que tive durante a minha vida que decidi trilhar esse caminho. Tenho muita gratidão pelo que faço e pelas crianças", comenta ela, que já perdeu as contas de quantas crianças ensinou a ler. "A educação infantil é a base de tudo. Se esse ciclo acontecer com qualidade, com certeza esse aluno terá sucesso na vida escolar. É a chance de plantar o gosto pela escrita e leitura nas crianças."

Ariane destaca que depois do surgimento das redes sociais muitos alunos e ex-alunos a encontram na internet. "Um ex-aluno me escreveu dizendo que sempre se lembrava de uma atividade que realizei no Dia do Abraço, no qual todos os alunos se abraçaram durante a aula. Eu não me recordava desse momento e é emocionante saber como marcamos a vida deles."

Quem também integra o time de mais de 700 professores que atuam na rede municipal de Campo Limpo Paulista é Reinaldo Biancardi Larrubia, de 49 anos. Atualmente, ele, que é formado em Artes, dá aulas de desenho nos Centros de Arte e Movimento (CEAM), mas ao longo da carreira, de 32 anos, sempre trabalhou com alfabetização, área na qual é especializado.

"Escolhi essa profissão porque sempre gostei muito de ensinar. A facilidade em explicar as coisas me levou ao magistério. Gosto de fazer o aluno pensar tanto na grade curricular como nas coisas da vida", informa ele, que dá aula desde os 16 anos.

Assim como acontece com Ariane, os ex-alunos de Reinaldo também o abordam. "Eles sempre vêm com uma lembrança boa, é uma coisa muito preciosa. Alguns eu não reconheço de primeira, pois muitos já são adultos. Mas me recordo após um sorriso ou um gesto. Muita gente vem me apresentar a família que formou e, em muitos casos, já sou o professor dos filhos dos meus ex-alunos."

OBRIGADA - Esses são apenas dois dos nossos queridos professores da rede municipal de ensino. Hoje é dia de agradecer a eles por toda a dedicação e empatia com nossas crianças e jovens. "Os alunos são o futuro de Campo Limpo Paulista e só temos a agradecer a esses profissionais que tanto trabalham pela educação. Não há palavras para definir a grandeza da missão que eles têm, que é educar", comenta o prefeito dr. Japim Andrade.

O secretário de Educação, Ronaldo Pereira, também falou dos profissionais. "Os educadores são fundamentais no processo de aprendizado das crianças. Estamos empenhados para possibilitar a eles melhores condições e locais de trabalho e formação de qualidade. A ideia dessa gestão é valorizar os professores", finaliza o gestor.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário