Acessibilidade

SADS apóia entidade que fará capacitação para apadrinhamento de crianças no final de abril

17 Abr 2020

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADs) está incentivando o Instituto Fazendo História na divulgação do Programa de Apadrinhamento Afetivo. A entidade ganhou um edital do Estado para atuar em parceria com os serviços de acolhimento da região para crianças e adolescentes, mobilizando  voluntários interessados em se tornarem madrinhas e padrinhos afetivos. 

O Programa está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) desde 2017 e beneficia crianças e adolescentes com mais de 10 anos que estão separadas de suas famílias e que vivem nos serviços de acolhimento. Em Campo Limpo paulista, a entidade Raio de Luz abriga crianças a adolescentes até os 18 anos. O Instituto Fazendo História está atuando em toda região: Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itatiba, Itupeva, Louveira e Francisco Morato.

No contexto de acolhimento, o estabelecimento de vínculos estáveis e duradouros entre crianças e adolescentes e adultos é um grande desafio, dado o caráter temporário dos profissionais que atuam nos abrigos e em outras instituições que as crianças e adolescentes frequentam. Quando chegam à maioridade, muitos adolescentes se veem sozinhos e não têm com quem contar.

Como todo encontro humano, o apadrinhamento pressupõe uma relação de troca, sendo que os padrinhos e madrinhas também são beneficiados, ampliando seu repertório cultural e social, desenvolvendo aptidões e aprendendo mais sobre si mesmos. 

Como participar?

Para apadrinhar uma criança ou adolescente, os candidatos precisam passar por uma formação, preenchendo critérios  importantes. Inicialmente é preciso ter vontade de ser uma referência na vida do afilhado, ter disponibilidade de tempo, participar de todo processo de qualificação/seleção, ter no mínimo 25 anos, não estar no cadastro de adoção, não ter antecedentes criminais e residir na cidade. 

As palestras de apresentação do programa serão virtuais nos dias:

  • 27/04, segunda-feira, às 10h
  • 28/04, terça-feira, às 19h
  • 29/04, quarta-feira, às 15h
  • 30/04, quinta-feira, às 19h

Para participar tem de entrar em contato: (11) 99644-7660, ou, pelo email isabel.shiozawa@fazendohistoria.org.br.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário