Acessibilidade

Saúde intensifica combate à tuberculose

08 Mar 2019

A Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista, por meio da Vigilância em Saúde, intensifica, entre os dias 11 e 20 de março, busca ativa para tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O exame para detectar a doença será feito sem agendamento, sempre das 7h às 15h30.

Pessoas que apresentam tosse há mais de uma semana, febre baixa vespertina, falta de apetite e perda de peso são o público-alvo da campanha, realizada por conta do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (18 de março).

É importante destacar ainda que o exame para detectar a doença é feito durante o ano todo, em qualquer UBS.

MAIS - A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade. Ela é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ela ataca principalmente os pulmões, mas pode chegar a outros órgãos. Quanto mais comprometido o sistema de defesa da pessoa, maior o risco de o bacilo se disseminar.

A transmissão se dá pelo ar. Uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra pessoa por meio de tosse e do espirro.

Se tiver tuberculose, a pessoa deve ser tratada o mais rápido possível para aumentar as chances de cura da doença e evitar que seja transmitida a outras pessoas. O tratamento dura no mínimo seis meses. Os comprimidos devem ser tomados diariamente na unidade de saúde sob supervisão de um profissional de saúde.

Para evitar a doença, mantenha ambientes arejados com muita entrada de sol para diminuir a circulação do bacilo da tuberculose.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário