Saúde retoma procedimentos de vasectomia e laqueadura

22 Ago 2018

Com seis filhos, Jorge Bueno, de 57 anos, conta que já se realizou como pai e, agora, optou por uma vasectomia. Assim como ele, Livia Genari Mucsi, de 26 anos, mãe de três filhos, quer realizar a laqueadura para não engravidar novamente. Ambos fazem parte de um grupo com 80 pessoas que a Secretaria de Saúde reuniu, nesta quarta-feira (22), para uma palestra sobre 'Planejamento Familiar', realizada pela Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, todos conheceram um pouco mais sobre métodos contraceptivos e receberam orientações sobre os procedimentos cirúrgicos, que serão realizados por uma equipe especializada no Hospital de Clínicas. "Felizmente retomamos o Planejamento Familiar, com a possibilidade da laqueadura e da vasectomia, procedimentos que contam com pacientes na fila desde 2016. Preparamos nossa equipe para receber os pacientes e a intenção é zerar a fila", destacou o prefeito dr. Japim Andrade.

O secretário de Saúde, dr. Luiz Ângelo Zanoti, comentou que acreditava-se que a demanda do município para os procedimentos era de 40 pessoas, porém, a palestra contou com o dobro de presentes. Pessoas que já estavam na fila para os procedimentos foram chamadas. Além disso, foi realizado um convite nas Unidades Básicas de Saúde para os interessados. "O Planejamento Familiar é importantíssimo e nossa intenção é atender os munícipes interessados, esclarecer questões métodos contraceptivos, além de dar a eles todo o suporte caso optem pela cirurgia, com nossa equipe especializada."

O processo todo dura cerca de 60 dias até o agendamento do procedimento. Após a palestra, quem decide pela cirurgia inicia um ciclo que passa por psicóloga, exames, consulta com urologista ou ginecologista, além de um retorno na Secretaria de Saúde, até que um termo seja assinado e a laqueadura ou vasectomia seja realizada.

Serão realizadas quatro laqueaduras e seis vasectomias, por semana. As palestras acontecerão sempre uma vez por mês e os interessados podem buscar mais informações sobre as inscrições na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Para passar pelo procedimento o interessado deve ter mais de 25 anos ou dois filhos. 



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário