X

Campo Limpo Paulista sedia Seminário Paralímpico

Campo Limpo Paulista sedia Seminário Paralímpico

Campo Limpo Paulista sedia Seminário Paralímpico

Na última quarta-feira (29), Campo Limpo Paulista sediou o Seminário Paralímpico, iniciativa promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Diretoria de Educação Paralímpica. O evento resultou de uma parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, em conjunto com a UNIFACCAMP e o Centro de Referência Paralímpico de Caieiras.

O encontro teve como objetivo capacitar professores de Educação Física, gestores, estudantes e profissionais da área, promovendo o aprofundamento teórico e a vivência prática no esporte adaptado para fortalecer as ações de inclusão no município.

Imersão Teórica e Experiência Prática

A programação teve início pela manhã com o foco no Vôlei Sentado, modalidade integrante dos Jogos Paralímpicos desde 1980. Primeiramente, os participantes acompanharam a palestra ministrada por Célio Cesar Mediato — profissional de destaque nacional com passagem pelo comando da Seleção Brasileira —, seguida imediatamente pela vivência prática da modalidade no Ginásio Nenezão.

No período da tarde, a programação foi dedicada ao Atletismo Paralímpico. Os participantes assistiram à palestra sobre as classificações e especificidades técnicas da modalidade e, logo em seguida, partiram para a atividade prática, vivenciando na pele a rotina, o rigor técnico e as exigências do esporte adaptado.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a educação inclusiva, mostrando que o esporte paralímpico vai além da competição: é uma ferramenta fundamental de transformação social, autonomia e superação.