Campo Limpo Paulista realiza a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Campo Limpo Paulista realiza a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Na manhã desta quarta-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento aconteceu no Auditório do Centro Cultural e de Lazer e teve como tema central "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação — pauta definida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A conferência teve como principal objetivo avaliar as políticas públicas voltadas à população idosa dos últimos anos e propor diretrizes para os próximos quatro.
Dividida em cinco eixos temáticos, a conferência abordou assuntos fundamentais como:
- Financiamento de Políticas Públicas,
- Saúde e Cuidado Integral,
- Enfrentamento à Violência,
- Protagonismo Social,
- Fortalecimento dos Conselhos de Direitos.
Durante a abertura, o público se emocionou com a apresentação “Cores de Uma Nova Juventude”, uma coreografia interpretada por mulheres entre 63 e 92 anos, promovida pela Diretoria de Esportes da cidade. A performance, marcada por sensibilidade, força e alegria, reforçou a importância do envelhecimento ativo e da valorização da pessoa idosa em todas as fases da vida.
A mesa de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal, Adeildo Nogueira da Silva; do Vice-prefeito Marcelo de Araujo, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; da Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Alexandra Gomes do Couto Grande; além dos vereadores Paulo Preza e Edão, e demais autoridades.
A conferência teve como destaque a palestra de Thauan Pastrello, Assistente Social, Pesquisador e Referência Nacional em Políticas Públicas voltadas à Assistência Social e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com uma trajetória sólida em diversas esferas públicas, Pastrello trouxe reflexões e contribuições relevantes para o fortalecimento das ações voltadas à população idosa.
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista reforça o compromisso com a promoção da cidadania, da escuta ativa e da construção coletiva de políticas que assegurem qualidade de vida, dignidade e protagonismo às pessoas idosas do município.